Home / Economia / Mutirão de negociação de dívidas com bancos e financeiras ocorre de 1º a 31 de março

Mutirão de negociação de dívidas com bancos e financeiras ocorre de 1º a 31 de março

No Pará 38,95% dos adultos estão endividados, segundo dados do último mapa da inadimplência e renegociação de dívidas divulgado pela Serasa, referente a dezembro do ano passado. O número está abaixo da média nacional, que registra que 42,76% da população adulta brasileira apresenta endividamento. Boa parte desses débitos (28,7%, em todo o País), segundo o mapa, está relacionada ao uso de cartões de crédito. Esse é um dos focos do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o País. A campanha começa no próximo dia 1º e segue até o dia 31 de março.

Durante o evento, os consumidores poderão negociar dívidas no cartão de crédito, mas também no cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, à exceção das que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis. Os descontos e prazos especiais de pagamento ficarão a critério de cada instituição participante.

Oportunidade para quitar as dívidas

Para o economista Genardo Chaves de Oliveira, os consumidores endividados devem aproveitar as oportunidades de mutirões para quitar as dívidas, pois eles, em geral, apresentam descontos únicos, prazos especiais e diversas possibilidades de acordos. “Existe a possibilidade sonhada de quitações integrais, no caso da maioria dos consumidores atendidos. Facilidades que os sistemas bancários proporcionam pela alteração nas taxas e o diálogo sobre contrapropostas dos devedores. Além disso, nesses mutirões, normalmente, o consumidor ainda recebe um auxílio educativo sobre finanças e cuidados para evitar o endividamento e a renegociação”, pontua.

É exatamente isso o que propõe a página sobre o Mutirão Nacional na internet, onde, além de orientações sobre como participar da campanha, há conteúdos exclusivos sobre orientação financeira e acesso a outros canais, como o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar a lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras.

Segundo Genardo, para evitar o endividamento, é fundamental que na hora de fazer dívidas, como financiamentos de longo prazo, o consumidor também atente para a escolha do menor número de parcelas possíveis, entre outros cuidados. “É recomendável comprometer até, no máximo, 30% da renda mensal familiar para a realização de empréstimos, caso contrário, a pessoa poderá afetar os gastos de necessidade básica, podendo faltar durante algum momento do mês corrente. Além disso, é preciso diminuir gastos desnecessários”, apontou.

Como fazer a negociação?

No período da campanha, a negociação poderá ser feita diretamente com o banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal ConsumidorGovBr, que o consumidor acessa por meio de sua conta prata ou ouro.

 

No último Mutirão, realizado entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos em todo o País.

Confira o passo a passo de como negociar no Mutirão:

1 – O primeiro passo é acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, onde o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome.

 

2 – Constatada a dívida com bancos e financeiras, deve procurar os canais oficiais das instituições ou o portal ConsumidorGovBr, que o consumidor acessa por meio de sua conta prata ou ouro, para fazer a negociação.

 

3 – No momento da negociação, o consumidor deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação.

 

4 – Caso o consumidor concorde com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.

Confira também os bancos e instituições participantes do Mutirão:

Banco do Brasil;

Banco Carrefour;

Banco BMG;

Banco Inter;

Banco Original;

Banco Semear;

Banco do Estado do Pará – Banpará;

Banrisul;

Bradesco;

Caixa Econômica Federal;

Cetelem;

Daycoval;

Digimais;

Inbursa;

Itaú;

Paraná Banco;

Santander;

Senff.

 

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.