Home / Destaque / Nova Escola Quilombola do América é inaugurada em Bragança
Imagem: Márcio Mafra/Diário do Caeté. Todos os direitos reservados.

Nova Escola Quilombola do América é inaugurada em Bragança

Na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou a nova Escola Quilombola Américo de Brito, localizada na comunidade Quilombola do América, zona rural do município. A cerimônia marcou um momento histórico para a comunidade, celebrando uma grande conquista educacional.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o prefeito Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundão), o vice-prefeito Dr. Mário Júnior, o secretário de Educação, Alcides Oliveira, outros secretários, gestores escolares e membros da comunidade.

“É mais uma grande conquista para a comunidade do América, um espaço que não existia, e hoje estamos resgatando. Quero agradecer à SEMED, à todos os funcionários do município, à todos os nossos professores e diretores, quero agradecer ao secretário de Educação e povo aqui presente. Esta escola foi feita com recurso próprio do município, é o dinheiro dos impostos aplicado aqui e em outras áreas da cidade,” disse o prefeito Raimundão, destacando o esforço coletivo para a realização deste projeto.

O vice-prefeito Dr. Mário Júnior também elogiou a iniciativa e aproveitou a ocasião para sugerir uma nova utilização para o antigo espaço escolar. “Esse local tão especial em nosso município, em que quero parabenizar o nosso prefeito Raimundão, por ter colocado um espaço digno para os trabalhadores da educação e para as crianças que moram aqui nesta comunidade, que merece a nossa atenção. Isso é respeito ao povo de Bragança. Hoje, iremos pedir ao nosso prefeito, que o espaço onde antes funcionava a escola municipal, seja cedido à Secretaria Municipal de Saúde, para ser feito um posto aqui na unidade do Quilombo para atender esta comunidade.”

O secretário de Educação, Alcides Oliveira, ressaltou o valor simbólico e prático da nova escola para a comunidade. “Essa semana já foram várias escolas entregues, em várias localidades no município. E hoje aqui, a felicidade de Bragança em ter uma comunidade Quilombola, a nossa escola não deixava a desejar. Hoje estamos realizando esse sonho, desse povo que clamava por este momento. Uma escola feita com recurso próprio, com uma pequena quadra esportiva para atividades físicas. Mantemos também o projeto ‘Horta na Escola’, e fizemos um bosque com plantio de várias árvores, algumas delas exóticas vindas da África, para representar e simbolizar esse povo que mora aqui na comunidade.”

A diretora da escola expressou sua gratidão e emoção durante a cerimônia. “É um momento único, um momento ímpar que esta comunidade negra quilombola está vivendo no dia de hoje, a inauguração da única escola quilombola no município. O meu sentimento hoje é de gratidão e muita alegria pelo processo, pela luta que foi o resultado dos movimentos sociais, que lutaram por essa política de igualdade racial.”

A nova EMEIF Quilombola Américo Pinheiro de Brito oferece um espaço maior, com salas climatizadas, proporcionando mais conforto e melhores condições de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino. A entrega desta escola representa um marco significativo para a Comunidade Quilombola do América em Bragança, evidenciando o compromisso da administração municipal com a educação e o bem-estar de todos os seus cidadãos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.