Home / Economia / Novo mercado: Brasil agora pode exportar carne bovina para o México

Novo mercado: Brasil agora pode exportar carne bovina para o México

México liberou a compra de carne bovina do Brasil e habilitou 34 plantas frigoríficas para venderem para o mercado mexicano. A autorização ocorre após 12 anos de negociações entre os dois países. Santa Catarina, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zona livre de febre aftosa, será o principal fornecedor do México, que também poderá comprar carne in natura e desossada de outros 14 estados declarados livres da doença, com vacinação.

Na segunda-feira (6), o governo mexicano publicou os requisitos zoosanitários para a compra de carne bovina do Brasil, último passo para a liberação dos 34 frigoríficos. A autorização ocorre um mês após o México liberar a importação da carne suína brasileira.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a abertura do mercado mexicano representa uma oportunidade histórica para as relações comerciais brasileiras, uma vez que a expansão dos mercados propicia a retomada do crescimento da pecuária, que sofreu um golpe no mês passado com a descoberta de um caso atípico de mal da vaca louca em uma fazenda em Marabá, no sudoeste do Pará.

Quais estados podem exportar?

Pará não tem planta habilitada pelo México. Os estados que podem exportar são:

  • Santa Catarina,
  • Bahia,
  • Distrito Federal,
  • Espírito Santo,
  • Goiás,
  • Mato Grosso,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Minas Gerais,
  • Paraná,
  • Rio Grande do Sul,
  • Rio de Janeiro,
  • Rondônia,
  • São Paulo,
  • Sergipe,
  • Tocantins.

Risco insignificante de mal da vaca louca não atrapalha liberação

governo mexicano recebeu informações do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do Brasil de que o caso de vaca louca é atípico e sem risco de transmissão para outros animais e humanos. Segundo o órgão, como o Brasil mantém o status de risco insignificante para o mal da vaca louca, as vendas de carne para o México podem ser liberadas sem problemas.

Desde o início do ano, foram habilitadas plantas frigoríficas brasileiras para a exportação para a Indonésia e derrubadas as suspensões de mais três frigoríficos para a comercialização aos chineses. Em 2011, o Brasil havia pedido ao México autorização para exportar aves, bovinos e suínos ao país.

Equipes técnicas do Ministério da Agricultura têm uma nova reunião nesta terça-feira com autoridades chinesas para tratar das suspensões de compra de carne bovina brasileira após a descoberta do mal da vaca louca. Quatro países deixaram de comprar o produto brasileiro desde então: ChinaIrãJordânia Tailândia.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.