A Polícia Civil do Pará revelou hoje o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), marcando um avanço significativo na unificação dos registros de identificação no Brasil. Com a nova CIN, a instituição busca integrar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e consolidar os registros existentes nos 27 estados da Federação, evitando múltiplas identidades com números divergentes para um mesmo cidadão.
O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (5) no Palácio do Governo, apresentando um documento que será emitido em duas versões: física e digital. Ambas as versões compartilham o mesmo layout e nível de segurança, garantindo confiabilidade aos seus detentores.
A versão física da CIN estará disponível em papel ou em policarbonato, atendendo àqueles que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. Já a versão digital estará acessível por meio do aplicativo GOV.BR, possibilitando uma alternativa prática e ágil para os portadores da carteira física.
No entanto, o documento digital estará disponível somente após a emissão da versão física, assegurando a segurança e autenticidade da identificação. O serviço será disponibilizado gradualmente à população, utilizando o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), um banco de dados de alcance nacional que viabilizará o processo de emissão da nova carteira.
Essa iniciativa visa simplificar e unificar a identificação dos cidadãos brasileiros, proporcionando um sistema mais eficiente e moderno de documentação, integrando informações e proporcionando maior segurança aos indivíduos em todo o país.
Confira o vídeo:
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté