Home / Saúde / Nutri ensina o que comer para manter o pique no Carnaval

Nutri ensina o que comer para manter o pique no Carnaval

Na maratona que é o Carnaval, é comum que as pessoas pulem refeições, se alimentem de “comida de rua” e exagerem nas bebidas alcoólicas. Contudo, para manter a animação e aproveitar todos os dias, é necessário seguir alguns cuidados básicos com a alimentação.

O primeiro é não sair de casa em jejum. “A alimentação antes de sair para a folia precisa ser reforçada, é ela que vai garantir a energia inicial para pular atrás do trio elétrico e conseguir percorrer todo o roteiro de blocos”, explica a nutricionista Karine Beck, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Itabuna, da Bahia.

Outra dica é não exagerar nas frituras na primeira refeição. “A pessoa pode escolher uma refeição que mescle uma proteína com raízes. Carne ou ovo com mandioca cozida são boas opções”, aponta a especialista. Além disso, a nutri recomenda frutas ricas em potássio como banana e abacate, pois elas ajudam a evitar cãibras durante o dia.

Como evitar a ressaca

Durante os blocos, é preciso saber escolher o que comer para manter o pique. Mariscos, frutos do mar e alimentos muito manipulados – como pastelões, tortas, maionese, molhos e cremes – devem ser evitados. “Esse tipo de comida exige um controle altíssimo de qualidade, que é impossível ter na rua”, aponta Karine.

Na folia, o ideal é optar por alimentos que sejam vendidos lacrados, com exceção do amendoim cozido, que pode gerar risco de contaminação por aflatoxinas, toxina fúngica.

Chegou em casa, dormiu e acordou de ressaca? “Tome gengibre em pó pela manhã, misturado no suco, café ou água. Ele garante um bom funcionamento do estômago e do fígado e, consequentemente, melhora os efeitos da ressaca”, sugere Karine. Chás de boldo, alcachofra, hibisco, alecrim e dente-de-leão também são indicados.

 

Fonte: Metrópoles

Veja Também

Prefeitura de Bragança e Governador do Pará, inauguram Policlínica Ruth Nobre Bragança, ampliando o acesso à saúde na região do Caeté

Nesta quarta-feira (03), o governador do Pará Helder Barbalho, juntamente o prefeito de Bragança Raimundo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.