Home / Tecnologia / O estranho plano dos cientistas para impedir o aquecimento global

O estranho plano dos cientistas para impedir o aquecimento global

Autoridades alertam que as mudanças climáticas têm elevado as temperaturas do planeta de tal forma que caso não haja um freio, a existência de vida na Terra pode ser colocada em xeque no futuro. Pensando nisso, uma equipe da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, desenvolveu um plano bem maluco para proteger a Terra do aquecimento global.

Segundo o artigo recentemente publicado na revista PLOS Climate, umas das soluções para controlar o aquecimento global seria a de atirar poeira lunar no espaço para proteger a Terra da incidência solar.

A ideia é instalar enormes canhões na superfície da Lua para lançar poeira que entraria em órbita entre o Sol e a Terra, e evitaria que a radiação solar aumentasse fenômenos como o efeito estufa, e consequentemente o aquecimento global.

A ideia de lançar partículas na estratosfera terrestre para sombrear o planeta é no mínimo intrigante, e já tem se mostrado bastante controversa entre os cientistas. Eles apontam que o plano pode trazer consequências desconhecidas para Terra além de existirem formas melhores de reduzir o aquecimento global.

Através de simulações, os pesquisadores observaram que grandes quantidades de poeira lunar em órbita ao redor da Terra poderiam reduzir de 1% a 2% da incidência de luz solar no Planeta.

Não podemos, como humanidade, abandonar nosso objetivo principal de reduzir as emissões de gases de efeito estufa aqui em nosso planeta. Esse deve ser o primeiro trabalho. Nossa ideia é uma – e é muito, muito intensa – contribuição para a mitigação das mudanças climáticas, se precisarmos de mais tempo aqui em casa.

Outras ideias

Essa não foi a primeira vez que cientistas deram ideias bizarras para colocar coisas entre o céu e a Terra para reduzir o aquecimento global.

Em 1989, um grupo de cientistas da Lawrence Livermore National Laboratory, sugeriram que fosse colocado um escudo de vidro gigantesco, com mais de 400 quilômetros, a fim de refletir os raios solares.

Em 2006, a proposta foi de colocar um grande número de espaçonaves minúsculas ou até mesmo bolhas espaciais na frente do sol, para elas atuarem como um guarda-sol.

Mesmo que continue sendo estranha, lançar poeira lunar no espaço para reduzir o aquecimento global é mais fácil do que lançar esses objetos da Terra.

 

 

Fonte: Olhar Digital

Veja Também

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

A gigante da tecnologia Microsoft informou neste sábado (20) que o apagão tecnológico que afetou ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.