Para garantir a ordem e coibir a criminalidade em Bragança, cidades vizinhas e demais localizada do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com outros órgãos de segurança estaduais e municipais, deflagra a partir desta sexta-feira, 17, a segunda fase da Operação “Carnaval 2023”, que vai mobilizar dezenas de agentes na região bragantina. As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 22. Ao todo serão mais de 2000 agentes divididos em 75 localidades do Pará.
Com a retomada das programações carnavalescas, as forças de segurança pública estabeleceram estratégias de segurança iniciadas no começo do mês, com ações integradas em pontos onde a mancha criminal requer mais atenção.
As estratégias já em execução foram estabelecidas para atender aos principais balneários e municípios com festas tradicionais neste período do ano. A cobertura da segunda fase da Operação abrange vários municípios além de Bragança, como Marapanim, Cametá, Moju, Mocajuba, Barcarena, Abaetetuba, Vigia de Nazaré e Salinópolis, além de toda a Região Metropolitana de Belém.
“Nós temos cerca de 2 mil agentes de segurança pública envolvidos em várias ações durante esse período do Carnaval, com o objetivo de garantir que a diversão que todos desejam nesse feriado seja tranquila e sem maiores ocorrências, tanto para quem se deslocará ao interior do Estado, como para aqueles que permanecerão na Região Metropolitana. Reforçamos o efetivo em mais de 70 localidades, inclusive com três bases da Segup instaladas em Salinópolis, Mosqueiro (distrito de Belém) e Cametá, promovendo a integração dos agentes de segurança e garantindo um atendimento rápido e eficaz para a população, além do monitoramento de imagens que facilitam as ações planejadas. Portanto, nossas equipes estão iniciando o deslocamento e aptas para dar o suporte necessário, garantindo um Carnaval tranquilo e seguro aos paraenses”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.
Lei Seca – Será intensificada a ostensividade preventiva e, quando necessário, a repressiva nas principais estradas e rodovias estaduais e municipais, visando ampliar o controle no fluxo de veículos e tomar as providências legais em casos de condutores flagrados sob o efeito de bebida alcoólica, a fim de prevenir acidentes e garantir a defesa da vida no trânsito.
Tolerância Zero – Os integrantes do Sieds (Sistema de Segurança Pública e Defesa Social), órgãos municipais de trânsito e guardas municipais atuarão em conjunto, dentro de suas competências, para combater a poluição sonora, perturbação do sossego alheio, regularização de bares, e casas de shows e similares, além de toda e qualquer prática ilícita identificada pelos agentes.
Integração – Participam da Operação “Carnaval 2023” as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, o Centro Integrado de Operações (Ciop), guardas municipais e órgão de fiscalização de trânsito dos municípios, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon).
Fonte: Diário do Caeté – com informações de Agência Pará