Ação reuniu forças de segurança e órgãos sociais para desarticular pontos de tráfico e oferecer acolhimento, tratamento e suporte humanizado a dependentes químicos
Na manhã desta terça-feira (03), uma grande operação integrada foi deflagrada em Bragança, no nordeste paraense, com o objetivo de desarticular a chamada “Cracolândia”, área marcada pela concentração de usuários de entorpecentes e registros de pequenos delitos.
A ação denominada “Operação Desocupação” contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Científica, Secretaria de Infraestrutura, Procuradoria do Município, Vigilância Sanitária, Consultório na Rua, CREAS Bragança e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reunindo forças de segurança e assistência em uma atuação conjunta.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
De acordo com as autoridades, a operação foi planejada para ir além da repressão policial, oferecendo alternativas de acolhimento aos dependentes químicos. Durante as abordagens, usuários foram identificados e orientados a buscar os serviços de saúde e reabilitação disponibilizados pelo município. Também foram feitos encaminhamentos para acesso a alimentação e apoio logístico para retorno às cidades de origem dos que manifestaram interesse.
Equipes do CAPS-AD e da rede de assistência social acompanharam toda a ação, garantindo atendimento humanizado e encaminhamento imediato para tratamento e abrigo. Segundo informações repassadas pelas forças de segurança, além da retirada de pontos de tráfico de drogas, a prioridade foi assegurar dignidade e novas oportunidades àqueles em situação de vulnerabilidade.
Ver essa foto no Instagram
A operação foi considerada de grande relevância para o município, por aliar combate ao crime e cuidado social, trazendo a importância da atuação integrada entre diferentes setores públicos.
Fonte: Diário do Caeté com informações da PMPA