Home / Polícia / Operação ‘Curupira’ completa 20 dias de combate a crimes ambientais no Pará

Operação ‘Curupira’ completa 20 dias de combate a crimes ambientais no Pará

Operação “Curupira” completou, nesta segunda-feira (6), vinte dias de combate a crimes ambientais em áreas consideradas críticas no Pará. De acordo com a de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), as ações já resultaram em duas prisões, em flagrante, e 252 abordagens a pessoas, automóveis, motocicletas e caminhões.

Entre os materiais apreendidos estão oito armas de fogo, 153 munições, 10 motores-bomba, 100 sacas de carvão, 35 cabeças de gado e 8 mil litros de combustível. Dentre os crimes ambientais que são alvo da operação, estão o desmatamento, exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza.

Até o momento foram realizadas 23 incursões integradas e quatro ações de barreira para controlar o fluxo de pessoas e mercadorias em áreas pontuais. O trabalho das equipes resultou também no embargo de 213 hectares, o equivalente a 258 campos de futebol. Os agentes apreenderam 14 máquinas e seis conjuntos de máquinas do tipo peneira, utilizados em áreas de garimpo e exploração ilegal.

A operação observa todo e qualquer ilícito ambiental e embargou cinco áreas de garimpo durante as fiscalizações. Foram emitidas 10 validações ambientais e lavrados cinco autos de infração ambiental. Com o uso de drones foram mapeadas cinco áreas de risco. Também houve multa para dois imóveis e apreensão de seis bens por ausência de documentação fiscal.

Bases

A Operação “Curupira” inicialmente instalou em São Félix do Xingu, na região sudeste do Pará, a primeira base fixa para alinhamento, deliberações e demais procedimentos necessários. Serão três bases implantadas para garantir a presença do Estado de forma permanente na região, destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Nesses 20 dias de atuação, a operação vem ganhando êxito em ser uma ação permanente de fiscalização e combate aos crimes ambientais. Instalamos recentemente mais uma base fixa no município de Uruará. Tão logo faremos mais uma, a terceira como estava previsto, no município de Novo Progresso. É mais um ponto que demonstra a presença do Estado, a partir do qual combateremos as irregularidades”, afirma o secretário.

A Operação “Curupira” mobiliza servidores das secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Fazenda (Sedfa) e de Administração Penitenciária (Seap); das polícias Militar, Civil e Científica; do Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) garante o apoio logístico e aéreo.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

DEACA de Bragança cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável

Na manhã desta quarta-feira (18), os agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, à ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.