Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de maio de 2024, a Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Bragança, nordeste do Estado do Pará, apresentado por Dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces. Em seu lugar, foi nomeado Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança.
A transição de liderança na diocese foi marcada por um momento de solenidade e reflexão. Acompanhado de sacerdotes, Dom Jesús Maria utilizou os meios de comunicação locais, incluindo as rádios Educadora e Rosário FM, além do canal no YouTube da Diocese, para oficializar o término de seu episcopado. O pároco da Catedral do Rosário, Raimundo Elias, procedeu à leitura da renúncia de Dom Jesús, seguindo o protocolo estabelecido.
Dom Possidônio, que deixa a função de bispo coadjutor que ocupou por dois anos, agora assume a titularidade da diocese de Bragança. O novo bispo, de 70 anos, possui uma trajetória sólida de serviço à Igreja. Nascido em Belém (PA), Dom Possidônio foi ordenado padre em 1978 e atuou como pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém, recebendo reconhecimento oficial como monsenhor em 2010.
Ver essa foto no Instagram
Por sua vez, Dom Jesús Maria, de 72 anos, natural da Espanha, deixa um legado significativo após anos dedicados ao serviço religioso no Brasil. Chegou ao país em 1977 e, em 2000, foi designado como 3º bispo da Prelazia de Cametá. Em 2016, sucedeu Dom Luis Ferrando como bispo da diocese de Bragança, função que agora entrega ao seu sucessor.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou seus agradecimentos ao agora bispo emérito e estendeu uma calorosa saudação ao novo titular da diocese de Bragança. A mudança de liderança representa não apenas uma transição institucional, mas também um momento de continuidade e renovação para a comunidade católica na região do Caeté.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações de J. Bahia.