Home / Internacional / Papa Francisco comemora 10 anos de pontificado

Papa Francisco comemora 10 anos de pontificado

Nesta segunda-feira (13), o papa Francisco celebrou seu décimo aniversário de pontificado com uma série de entrevistas e um podcast transmitido pelo canal oficial do Vaticano, Vatican News. O primeiro papa latino-americano da história tornou-se o 266º pontífice da Igreja Católica em 13 de março de 2013, sucedendo ao alemão Bento XVI, que foi o primeiro papa a renunciar desde a Idade Média.

Em suas entrevistas e no podcast, Francisco criticou os Estados totalitários, em especial a Nicarágua de Daniel Ortega, que ameaça suspender suas relações com o Vaticano. O papa argentino também se posicionou sobre a atual política internacional, denunciando a situação na Ucrânia desde o início da guerra e se oferecendo como mediador.

Francisco qualificou como “ditadura grosseira” o regime do presidente Daniel Ortega, em uma entrevista com o meio digital argentino Infobae.

“Não me resta senão pensar em um desequilíbrio da pessoa que lidera“, disse Francisco, referindo-se a Ortega.

Líder de uma igreja em crise, Francisco optou pela transparência econômica e “tolerância zero” para abusos sexuais, respeitando as posturas mais tradicionais em relação ao celibato, aborto, casamento homoafetivo e homossexualidade. Além disso, o ex-arcebispo de Buenos Aires, que não fez parte da influente Cúria Romana, é crítico severo do neoliberalismo, do imperialismo e dos conflitos militares, e se identifica com uma Igreja que pede acima de tudo justiça social, defende os migrantes que fogem da guerra e da miséria e é sensível à ecologia e à natureza.

Em suas palavras, Francisco confessou sobre a década de pontificado: “Parece que foi ontem”.

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.