Home / Internacional / Papa Francisco: violência contra mulher é fruto de uma ‘cultura de opressão patriarcal e machista’

Papa Francisco: violência contra mulher é fruto de uma ‘cultura de opressão patriarcal e machista’

papa Francisco afirmou que “o mundo será melhor se houver igualdade na diversidade entre homens e mulheres”. As declarações foram feitas no prefácio do livro Mais liderança feminina para um mundo melhor: o cuidado como motor da nossa casa comum, divulgado nesta quarta-feira (8). No texto, o líder católico lembra as diferenças que ainda existem na igualdade de gênero e afirma que a violência contra as mulheres é fruto de “uma cultura de opressão patriarcal e machista”.

“Se as mulheres pudessem desfrutar de plena igualdade de oportunidades, poderiam contribuir substancialmente para a mudança necessária rumo a um mundo de paz, inclusão, solidariedade e sustentabilidade integral”, disse Francisco. Ainda conforme o chefe da Igreja Católica, “ainda há muito por fazer para a plena emancipação da mulher”.

O livro foi editado por Anna Maria Tarantola, ex-diretora do Banco de Itália e atual presidente da Fundação Centesimus Annus pro Pontifice. Papa Francisco também falou sobre o papel da mulher na Igreja, afirmando que ele “vai muito além da funcionalidade”.

Para Francisco, a capacidade de cuidar, por exemplo, é “sem dúvida uma característica feminina”, que “deve se expressar não só no seio da família, mas igualmente e com êxito na política, nos negócios, no mundo acadêmico e no local de trabalho”.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.