Home / Pará / Pará celebra crescimento e tem liderança no setor agrícola com culturas, como açaí e cacau
Imagem: Reprodução/Ag. Pará

Pará celebra crescimento e tem liderança no setor agrícola com culturas, como açaí e cacau

Estado também tem destaque nacional com as culturas de dendê (1º lugar), mandioca (1º lugar), abacaxi (2º lugar), pimenta-do-reino (2º lugar), entre outras

Neste Dia Nacional da Agricultura (17 de outubro), o Pará celebra sua liderança e destaque nacional no setor agrícola, com as culturas de açaí (1º lugar), cacau (1º lugar), dendê (1º lugar), mandioca (1º lugar), abacaxi (2º lugar), pimenta-do-reino (2º lugar), coco-da-baía (4º lugar) e limão (4º lugar), além de registrar um crescimento de 9,8% no desempenho do setor no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

De acordo com a Fapespa, a agricultura impulsionou o PIB do Pará no primeiro trimestre de 2025, alavancada pelas chuvas que contribuíram para a irrigação e o armazenamento hídrico do solo, elevando a estimativa de produção das lavouras no ano corrente.

É o caso da produtora de açaí Patrícia do Socorro Lima que, junto com a família, se dedica ao cultivo de açaí, há cinco anos, em Santa Maria do Pará.

“A plantação de açaí para minha família é algo muito importante, porque desde que nós nos dedicamos a trabalhar com o açaí, tudo mudou na nossa vida e hoje já conseguimos fazer a coleta do fruto, proporcionando o sustento da família”, declara.

Esse cenário de crescimento reflete os investimentos no setor agropecuário paraense. O diretor de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Marcos Grande, celebra o Dia da Agricultura, enfatizando os esforços do Governo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental estadual.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE, 2025), o Estado apresenta uma perspectiva de expansão agrícola, com destaque para a soja (19%), milho (47%), mandioca (8,3%) e laranja (18,8%).

Para o produtor paraense de feijão caupi e mandioca, o engenheiro agrônomo Benedito Souza, vinculado ao Sistema Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e que trabalha desde a década de 1980 com agricultura familiar, a agricultura é sinônimo de tradição familiar, cultura alimentar e geração de renda.

“A agricultura é muito importante em todos os aspectos, principalmente na geração de emprego e renda, para os envolvidos no processo produtivo. Também tem posição de destaque na produção de alimentos para cerca de 8 bilhões de pessoas no mundo. Agricultura com tecnologia é capaz de promover o desenvolvimento de uma região”, destaca.

As projeções de 2025 reforçam o papel estratégico do estado do Pará no cenário agropecuário brasileiro, com destaque para seu desempenho na Região Norte.

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Belém entra na reta final de preparativos para a COP 30

A uma semana da conferência climática, a capital paraense vive intensa movimentação com eventos preparatórios, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.