Home / Destaque / Pará registra 29 casos positivos para VSR, um dos vírus causadores do surto de gripe no Amapá

Pará registra 29 casos positivos para VSR, um dos vírus causadores do surto de gripe no Amapá

Em 2023, de janeiro até o dia 17 de maio, o Pará registrou 29 casos positivos para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a partir de dados do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do Lacen-PA. O vírus é um dos responsáveis pelo surto de síndromes respiratórias no estado do Amapá, junto da Influenza A e Covid-19. A doença causada pelo VSR é conhecida, sendo uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças, mas o vírus também pode atingir pessoas de qualquer idade.

A Sespa informou que dos 29 casos no Estado, 4 foram identificados em menores de 1 mês, 6 em crianças de 1 mês a menor de 1 ano e 15 casos em crianças de 1 a 8 anos. O Pará também registrou 100 casos positivos para o vírus Influenza A, e 829 casos positivos para o coronavírus. Todas as amostras foram submetidas à técnica de biologia molecular RT-qPCR. A pasta informou, ainda, que “vem monitorando o perfil epidemiológico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves a fim de observar os períodos de maior incidência e planejar ações de enfrentamento”.

Essa doença geralmente caracteriza-se por sintomas leves, mas também pode ocasionar quadros mais graves, especialmente em crianças com menos de 2 anos de idade. Por isso, a amamentação nesta fase da vida é um reforço imunológico importante. Os sintomas mais comuns são: febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça e secreção nasal. Há outros sinais de alerta, como febre alta, tosse persistente, dificuldade para respirar, chiado no peito, lábios e unhas arroxeadas. No aparecimento de sintomas, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para o primeiro atendimento.

Amapá recebe apoio do Evandro Chagas

O Governo do Amapá recebeu no último sábado (20), o resultado dos exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) que identificou o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A como circulantes no estado, além do novo coronavírus, atingindo principalmente bebês e crianças. O governador Clécio Luís reforçou a necessidade da imunização no combate ao surto de síndromes respiratórias. Foram encaminhadas ao IEC, em Belém, 188 amostras coletadas em casos suspeitos de síndromes respiratórias. Do total, 96 (51,06%) tiveram resultado positivo para o VSR.

Crise no estado vizinho

O Governo do Amapá decretou a situação de emergência, devido ao aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais, entre janeiro e maio deste ano. A maior parte dos pacientes têm idades entre sete meses de vida e quatro anos de idade. O aumento de internações por síndromes gripais, principalmente no público infantil tem provocado superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto de Atendimento Infantil, em Macapá.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.