Entre janeiro e abril de 2023, foram computados 9.008 roubos de celulares no Pará, uma queda de 30,4% em relação ao mesmo período de 2022, quando houve 12.960 roubos. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com isso, o estado teve, no primeiro quadrimestre deste ano, uma média de 75 celulares roubados por dia ou cerca de 3 aparelhos roubados por hora.
A Segup informou que não produz ranking de cidades ou bairros para não estigmatizar os municípios, populações ou bairros. Mas, tanto no caso de roubo quanto no de furto de celular, a vítima pode denunciar através dos canais de denúncia, além de registrar ocorrência em delegacia física ou na virtual. A diferença entre os crimes é que, no roubo, há o emprego de violência, com o uso, por exemplo, de arma de fogo ou faca.
Para não ser roubado, vendedor evita andar em ruas desertas
Muitas vezes, os ladrões aproveitam um descuido das pessoas para furtar celulares. E usam artifícios para subtrair os aparelhos das vítimas.
Roubos de celulares em 2023
Entre janeiro e abril, foram computados 9.008 roubos de celulares no Pará. Uma queda de 30,4% em relação ao ano passado.
Em 2022, no mesmo período, houve 12.960 roubos.
Onde denunciar
Nas delegacias (nos prédios físicos) ou na delegacia virtual: https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/
Fonte: Oliberal