Home / Bragança / Pescadores do pargo concluem curso de formação de aquaviários e recebem certificados nesta sexta (22)

Pescadores do pargo concluem curso de formação de aquaviários e recebem certificados nesta sexta (22)

Um grupo de 35 pescadores do Bacuriteua, do Portinho da Aldeia, do Jiquiri e da sede do município de Bragança concluiu, nesta sexta-feira (22), o curso de formação de aquaviários (POP1/MOP1). Todos eles atuam profissionalmente na pesca do pargo (Lutjanus purpureus), uma das atividades mais importantes da cadeia pesqueira na região Bragantina.

A turma de concluintes é a segunda dedicada exclusivamente a pescadores do pargo. A primeira, com 46 profissionais, concluiu a formação em março de 2023.

Ofertado desde 2019 pelo Núcleo de Ensino Profissional Marítimo do IFPA campus Bragança (NEPMar), o curso de formação de aquaviários é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre o IFPA, a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Bragança. Em 5 anos mais de 300 profissionais receberam a certificação pelo IFPA.

Multidisciplinar, o curso habilita seus participantes para a condução segura de embarcações, para o cumprimento das regras de navegação e para a atuação com segurança em situações de emergência a bordo. A última etapa de aulas do curso, esta semana, foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bragança, com atividades práticas de combate a incêndios.

Gestores participam da entrega de certificados no IFPA

Momento de alegria para os formandos, que reuniram familiares e convidados no auditório do IFPA, a cerimônia de conclusão do curso foi prestigiada pelo vice-prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, pela secretária Marcely Castanho, de Planejamento, e pelos secretários Afonso Milhomen, da Infraestrutura, e Danilo Gardunho, da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, um dos coordenadores do curso. Também estiveram presentes o vereador Chiquinho Mendes, representando a Câmara Municipal de Bragança, e o suboficial sargento Carlos Ribeiro, da Capitania dos Portos.

Abel Pojo, diretor-geral do IFPA campus Bragança, participou da entrega dos certificados à turma, ao lado dos professores Francisco José, coordenador do Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar) do IFPA campus Bragança, e da professora Simone Maria, coordenadora de Extensão do IFPA em Bragança, que saudou em discurso a iniciativa e os novos pescadores profissionais. Também estava presente o professor Eduardo Rangel, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Pará, campus universitário de Bragança.

O registro na Capitania dos Portos e a expedição do documento profissional de pescador são necessários para tripular e conduzir embarcações de pequeno e médio porte. A iniciativa, que envolve várias instituições ligadas à pesca, promove a profissionalização da atividade na região de Bragança.

Para saber sobre o Nepmar, acesse braganca.ifpa.edu.br/nepmar

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações do IFPA Campus Bragança

Veja Também

Região Nordeste 2024: Caeté e Castanhal disputam o título da Copa Pará Sub-17

A grande final da Copa Pará Sub-17, Região Nordeste 2024, está definida e reserva um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.