Home / Política / PGR pede condenação de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe de Estado
Imagem: Reprodução/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe de Estado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus apontados como integrantes do núcleo central de uma trama golpista.

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes por volta das 23h45 e integra as alegações finais do processo, etapa que antecede o julgamento, previsto para ocorrer em setembro deste ano.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa Bolsonaro e os demais réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas máximas ultrapassam 30 anos de prisão.

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação de:

  • Walter Braga Netto, general e ex-ministro, que foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do DF;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator.

No caso de Mauro Cid, a PGR solicitou que a pena seja suspensa, em razão do acordo de delação premiada firmado com a Polícia Federal durante as investigações.

O julgamento desse grupo deve marcar uma das etapas mais importantes do processo que apura os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

*É proibida a reprodução deste conteúdo 

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.