Home / Destaque / Polícia Civil apreende 5.544 toneladas de manganês ilegal em Barcarena destinadas à China
Imagem: Reprodução/PCPA. Todos os direitos reservados.

Polícia Civil apreende 5.544 toneladas de manganês ilegal em Barcarena destinadas à China

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), deflagrou a Operação Capistrano, que resultou na apreensão de 69 cargas de minério de manganês. As cargas, totalizando aproximadamente 5.544 toneladas, estavam armazenadas ilegalmente em um galpão no município de Barcarena e tinham como destino a exportação para a China.

A operação foi uma resposta a denúncias relacionadas à extração, armazenamento e transporte irregular de minérios na região. A partir dessas denúncias, a DEMAPA realizou uma investigação para monitorar atividades suspeitas. As cargas apreendidas estavam prontas para serem exportadas, o que evidencia um esquema bem organizado de extração e comércio ilegal de recursos naturais.

Com a apreensão, a Polícia Civil instaurou um inquérito para aprofundar a investigação sobre a extração irregular do minério, seu armazenamento e transporte.

“O objetivo é identificar os responsáveis e apurar outros crimes correlatos, incluindo possíveis ligações com redes de comércio internacional”, afirmou o delegado Dilermano Tavares, titular da DEMAPA.

Ainda conforme a DEMAPA, os responsáveis pela empresa de armazenamento do ministério irregular foram intimados para prestar esclarecimentos.

A ação não só impede a degradação ambiental imediata, mas também serve como um alerta para aqueles que se envolvem em atividades ilegais de mineração.

“Estamos comprometidos em proteger os recursos naturais do Pará e garantir que aqueles que cometem crimes ambientais sejam responsabilizados”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.

A expectativa é que a investigação em curso revele mais detalhes sobre a cadeia de envolvidos e possibilite futuras operações para combater a mineração ilegal no Estado.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Polícia Civil do Pará

Veja Também

Polícia Civil do Pará deflagra operação “Argos” e prende suspeitos de homicídio

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Homicídios (DH), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.