Home / Polícia / Polícia Civil do Pará deflagra operação “Refém Digital” e prende homem por perseguição e divulgação de imagens íntimas
Imagem: Reprodução/Foto: ASCOM PCPA.

Polícia Civil do Pará deflagra operação “Refém Digital” e prende homem por perseguição e divulgação de imagens íntimas

Operação realizada em Marituba prendeu homem investigado por perseguir e divulgar imagens íntimas de uma mulher desde 2022; vítima já havia sofrido reincidência dos crimes após soltura do acusado

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou na última terça-feira (8) a operação “Refém Digital”, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém.

A ação teve como principal objetivo o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem investigado por perseguir e divulgar imagens íntimas de uma mulher na internet.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Segundo a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV, o suspeito já responde a três inquéritos policiais relacionados a crimes cometidos contra a mesma vítima desde 2022.

“À época, ele chegou a ser preso pela equipe da DCCV, mas ficou em liberdade após decisão do Poder Judiciário, momento em que voltou a praticar os mesmos atos criminosos, causando sérios danos psicológicos e morais à vítima”, explicou.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, dois aparelhos celulares foram apreendidos na residência do investigado. Os dispositivos foram encaminhados à Polícia Científica do Pará para análise pericial, a fim de coletar mais provas que subsidiem as investigações em curso.

O acusado encontra-se recolhido no sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

A diretora da DECCC, delegada Vanessa Lee, reforçou a importância da denúncia em casos de crimes cibernéticos.

“Qualquer crime cibernético deve ser denunciado à Polícia Civil, como perseguição, exposição de intimidade e violência digital. Todos eles são passíveis de punição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a Iara. O sigilo e o anonimato são garantidos”, destacou.

A Polícia Civil segue intensificando o combate à violência digital e orienta vítimas a procurarem ajuda especializada.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da ASCOM PCPA

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Polícia Científica realiza perícia detalhada em local de acidente que vitimou adolescente em Bragança   

Após o trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (8), na Rua dos Bragançanos, bairro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.