A Polícia Civil do Pará, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), integra a operação “Virtude 2025”. O objetivo é a prevenção e a repressão de crimes contra pessoas idosas, assegurando a proteção integral para colaboração do envelhecimento digno à população paraense. Equipes da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) também vão atuar para garantir as ações no interior.
Ver essa foto no Instagram
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Coordenada a nível estadual pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as ações da PCPA no âmbito da operação Virtude 2025 iniciam, nesta quinta-feira (2) até o final deste mês.
“A violência contra a pessoa idosa constitui uma das mais graves formas de violação de direitos humanos. As formas mais recorrentes de crimes contra idosos, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, são a negligência, os maus-tratos, a violência psicológica, patrimonial e física. Para combater estas práticas, todo o efetivo da DAV vai trabalhar realizando palestras, ações educativas de prevenção e de conscientização, tanto sobre os crimes quanto sobre as formas de denúncia, em várias cidades do interior do estado”, destacou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.
A Operação Virtude 2025 ocorre em alusão ao mês de aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) e surge como ação integrada de âmbito nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e os órgãos de segurança pública estaduais.
“Serão desenvolvidas também ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas voltadas ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além de estimular a articulação da rede de proteção, fortalecendo a visibilidade das políticas públicas assistenciais voltadas às pessoas idosas”, acrescentou a delegada Emanuela Amorim.
A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) reafirma seu compromisso com a proteção integral da pessoa idosa, mobilizando suas unidades para uma atuação efetiva durante a Operação Virtude 2025, em consonância com a proposta nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Fonte: Agência Pará