A praia do Atalaia, um dos principais cartões-postais de Salinópolis, no nordeste do Pará, está coberta por uma grande quantidade de algas da espécie Sargaço. Imagens que circularam nas redes sociais nesta semana mostram a extensão do fenômeno, com a faixa de areia e o mar tomados pelo material orgânico de coloração escura.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Diante da situação, a Prefeitura de Salinópolis informou na última terça-feira (19) que a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana, deu início ao recolhimento das algas para minimizar os impactos na praia.
Ver essa foto no Instagram
O Sargaço é uma alga marrom do gênero Sargassum, típica de regiões tropicais, especialmente no Mar dos Sargaços, no Oceano Atlântico. Normalmente, essa espécie se desenvolve em alto mar, mas desde 2014 tem sido registrada uma proliferação anormal na costa brasileira, incluindo a região amazônica.
Especialistas apontam que esse aumento pode estar relacionado a mudanças climáticas, correntes oceânicas e o excesso de nutrientes na água devido ao despejo de matéria orgânica e poluentes.
As autoridades seguem monitorando a situação e orientam os banhistas a evitarem o contato direto com as algas em grandes concentrações.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté