O prazo para o resgate de mais de R$ 8 bilhões em dinheiro esquecido em bancos se encerra na próxima quarta-feira, 16 de outubro, através do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Após essa data, os recursos que não forem solicitados pelos correntistas serão encaminhados ao Tesouro Nacional.
O SVR permite que empresas e pessoas físicas, incluindo falecidos, consultem valores abandonados em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. O Banco Central informou que, após o término do prazo, será publicado um edital contendo todos os valores recolhidos pela União, com informações sobre a instituição financeira e a agência correspondente. Após a publicação do edital, os cidadãos terão mais 30 dias para solicitar o resgate desses recursos.
📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp
Caso o pedido não seja feito nesse período, a pessoa terá ainda um prazo de seis meses, após a divulgação do edital, para solicitar judicialmente o dinheiro esquecido. Se não houver solicitação dentro deste prazo, o valor será definitivamente destinado ao governo.
O Banco Central alerta para o risco de golpes envolvendo o processo de resgate. Todos os serviços do SVR são totalmente gratuitos, e a instituição não envia links nem entra em contato com os usuários para confirmar dados pessoais. A consulta e a solicitação de devolução devem ser feitas exclusivamente no site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.
O prazo final para o resgate dos valores é 16 de outubro, e após essa data, os recursos só poderão ser recuperados mediante o processo judicial mencionado.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté