O Programa Celular Seguro, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro de 2023, já recebeu 30 mil alertas de bloqueio de celulares por perda, roubo ou furto. A informação foi divulgada pela pasta nesta terça-feira (12).
Até o momento, mais de 1,7 milhão de usuários cadastraram 1,3 milhão de celulares no programa. Os aparelhos podem ser registrados pelo site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo disponível na Play Store e App Store.
Para solicitar o bloqueio do celular, o usuário deve acionar o “botão de emergência” no aplicativo ou no site. Após o envio do alerta, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloqueiam as contas vinculadas ao aparelho.
O usuário também pode indicar uma pessoa de confiança para solicitar o bloqueio do aparelho em seu nome. A própria vítima também pode fazer o bloqueio acessando o site do programa por um computador.
Como funciona o Programa Celular Seguro:
- Cadastro: Acesse o site celularseguro.mj.gov.br ou o aplicativo e faça o seu cadastro.
- Registro do celular: Insira o IMEI do seu aparelho. O IMEI é um código único de 15 dígitos que pode ser encontrado na caixa do celular, na bateria ou digitando *#06# no teclado do telefone.
- Acionamento do bloqueio: Em caso de perda, roubo ou furto, acione o “botão de emergência” no aplicativo ou no site.
- Bloqueio das contas: Os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão as contas vinculadas ao aparelho.
Benefícios do Programa Celular Seguro:
- Agilidade no bloqueio do aparelho: O bloqueio do aparelho pode ser feito de forma rápida e fácil, através do aplicativo ou do site.
- Proteção contra fraudes: O bloqueio das contas bancárias impede que os criminosos realizem transações financeiras em nome da vítima.
- Redução do crime: O programa contribui para a redução do crime de roubo de celulares, pois dificulta a venda dos aparelhos roubados.
Para mais informações:
- Site: celularseguro.mj.gov.br
- Aplicativo: Celular Seguro (disponível na Play Store e App Store)
Outras informações:
- O programa é gratuito.
- Qualquer pessoa pode se cadastrar no programa.
- Não é necessário ter um plano de celular para participar do programa.
- O programa conta com a parceria de mais de 100 bancos e instituições financeiras.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté