Home / Pará / Programa CNH Pai D’égua oferece 4 mil vagas gratuitas para mães de filhos neuroatípicos em todo o Pará

Programa CNH Pai D’égua oferece 4 mil vagas gratuitas para mães de filhos neuroatípicos em todo o Pará

Edição especial do programa garante habilitação gratuita para mães inscritas no CadÚnico e com filhos que demandam cuidados contínuos, como autistas e pessoas com deficiências

Já está disponível no site do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) o edital completo do Programa Social CNH Pai D’égua – Edição Especial Mães Atípicas. A iniciativa integra as ações de 2024 do Governo do Estado e oferece 4 mil vagas para emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita, contemplando mulheres de todas as regiões do Pará.

Nesta edição especial, o programa tem como público-alvo mães de filhos neuroatípicos, ou seja, crianças e adolescentes com deficiência física ou intelectual, síndromes raras, transtornos neurológicos, do espectro autista ou doenças crônicas que exigem cuidados contínuos e especializados. O objetivo é garantir inclusão social e mobilidade para essas mulheres, que geralmente enfrentam rotinas intensas com atividades e terapias e necessitam de suporte no deslocamento diário.

“A CNH pode ajudar essas mães a adquirirem um veículo e, assim, facilitar o cotidiano e cuidados especiais dessas famílias. O Governo do Estado também quer fazer parte dessa rede de apoio tão necessária”, destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Além de promover a autonomia e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a ação faz parte das comemorações pelo Dia das Mães e reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à inclusão.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

As inscrições terão início na próxima segunda-feira, 12 de maio, exclusivamente pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br, e serão divididas por regiões. Nesta etapa inicial, serão abertas 2 mil vagas para Belém e Região Metropolitana, com prazo até o dia 15 de maio.

Confira o cronograma completo das inscrições:

  • Belém e Região Metropolitana: 2.000 vagas | Inscrições: 12 a 15 de maio
  • Marajó, Paragominas, Abaetetuba, Capanema e Tucuruí: Inscrições a partir de 23 de junho
  • Santarém, Altamira e Itaituba: Inscrições a partir de 4 de agosto
  • Marabá, Parauapebas e Redenção: Inscrições a partir de 15 de setembro

Para se candidatar, é necessário que a mãe esteja inscrita e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025, possua laudo médico do filho ou filha emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não tenha registro de processo de habilitação ativo (Renach), entre outros critérios descritos no edital.

Nesta fase, não será necessário o envio de documentos, apenas o preenchimento do formulário online.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações do Detran-PA

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Impunidade no campo: Ministério Público investiga assassinatos esquecidos no Pará

Quase 100 homicídios registrados em áreas rurais do Pará nos últimos dez anos seguem sem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.