Iniciativa sustentável foi uma das 20 premiadas entre mais de 800 inscrições em todo o estado
O projeto Aç(h)aí, desenvolvido por estudantes do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Bragança, foi um dos 20 premiados nas Maratonas de Inovação do Startup Pará, programa de incentivo à inovação promovido pelo Governo do Estado.
A proposta nasceu em sala de aula como parte de um projeto integrador e tem como objetivo enfrentar um problema comum da região: o descarte inadequado do caroço de açaí. O aplicativo cria uma plataforma que conecta batedores, empresas recicladoras e consumidores, promovendo a coleta organizada dos resíduos e incentivando seu reaproveitamento em setores como construção civil, biojoias e até insumos alimentícios.
O Aç(h)aí se destacou entre os mais de 800 inscritos nas maratonas realizadas em Belém, Bragança, Santarém, Tucuruí e Parauapebas, conquistando vaga na próxima fase do programa, a incubação e acompanhamento técnico, que ocorrerá entre outubro e dezembro de 2025.
Durante esse período, os estudantes receberão bolsas financiadas pela Fundação Guamá e terão acesso a mentorias especializadas em modelo de negócios, captação de investimentos, metodologias ágeis, design thinking e pitch training, com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O objetivo é transformar o protótipo em um Produto Mínimo Viável (MVP).
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
O projeto já ganhou visibilidade em diferentes espaços acadêmicos e tecnológicos. Em julho, o aplicativo teve seu primeiro teste público durante uma mostra no auditório do IFPA Bragança, onde os estudantes apresentaram um pitch de 40 minutos. No mês de setembro, foi um dos destaques da Mostra Tecnológica do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicti), realizada na orla da cidade.
Para o professor Ronald Souza, que lançou o desafio com o tema “Inovação Sustentável: conectando ideias, transformando o futuro”, o sucesso do Aç(h)aí mostra como a tecnologia pode ser uma ferramenta para resolver problemas reais da comunidade. O projeto também conta com a orientação do professor Mauro Melo, agente de inovação do IFPA Bragança, que auxilia os estudantes nos trâmites para o registro de propriedade intelectual.
Os autores do Aç(h)aí são os estudantes Alana Vasconcelos, Pedro Farias, Estevão Gabriel, Henrique Lima e Wagner Rocha, do curso técnico em Informática 2024.
Ver essa foto no Instagram
O Startup Pará é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o PCT Guamá e a Fundação Guamá, que conecta jovens empreendedores a mentorias, bolsas e oportunidades de incubação, estimulando a criação de negócios sustentáveis e de impacto regional.
📲 Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: instagram.com/achai_app.
Fonte: Diário do Caeté