Home / Bragança / Projeto ‘Conselho Tutelar vai à praia’ é realizado em Bragança

Projeto ‘Conselho Tutelar vai à praia’ é realizado em Bragança

No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 34 anos, os Conselheiros Tutelares de Bragança se mobilizam para garantir os direitos das crianças e adolescentes na Praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará. O Conselho Tutelar I e II, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal/Defesa Civil, CREAS, CRAS Sapucaia, Secretaria de Saúde e Secretaria de Justiça do Estado, está presente na praia para assegurar a proteção dos menores durante o período de férias escolares.

Foco na Proteção e Orientação

O principal objetivo da ação é combater o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, negligência parental, situações de vulnerabilidade, violência, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. As instituições sociais e de segurança pública atuam de forma coordenada para oferecer suporte aos turistas, visitantes e banhistas que frequentam a praia.

Conselheiros e técnicos da SEMTRAPS realizam abordagens educativas, distribuem panfletos e identificam crianças com pulseiras para facilitar a sua localização. Além disso, o Conselho Tutelar está preparado para solicitar atendimento de saúde, serviços sociais e de segurança para crianças e adolescentes em situações de negligência.

Atividades e Organização

As atividades incluem a orientação preventiva para pais, responsáveis, proprietários de estabelecimentos e banhistas/turistas próximos à praia. Os Conselheiros Tutelares se organizam em equipes alternadas, com dois conselheiros de plantão no sábado e domingo, acompanhados de um motorista.

O projeto ‘Conselho Tutelar vai à praia’ demonstra um esforço coletivo para assegurar que o período de lazer não se transforme em momentos de risco para as crianças e adolescentes, promovendo um ambiente mais seguro e protegido para todos.

*É proibida a reprodução desde conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Região Nordeste 2024: Caeté e Castanhal disputam o título da Copa Pará Sub-17

A grande final da Copa Pará Sub-17, Região Nordeste 2024, está definida e reserva um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.