Home / Destaque / Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

É comum que com a chegada das férias escolares a prática de empinar pipa aumente nas ruas e praias. No entanto, deve-se ter muito cuidado ao fazer essa prática, já que ela pode causar sérios problemas tanto à rede elétrica quanto à vida das pessoas. De acordo com a Equatorial Pará, de janeiro a maio de 2023, foram registradas, em todo o estado, 1.801 ocorrências por conta de pipas na fiação. Em comparação ao mesmo período de 2022, quando 2.139 casos foram registrados, a somatória representa uma redução de 15,08%, mas que ainda assim preocupa.

Em análise geral do ano de 2022, um total de 7.031 ocorrências foram registradas no Pará, com maior incidência nos meses de junho e julho (férias escolares).

“O principal é a interrupção do fornecimento de energia elétrica. As pipas causam o rompimento dos cabos pelas linhas que usam cerol, também conhecida por chilena”, explica Éder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará.

Às vezes o problema pode não ser visto de imediato, mas com o tempo podem chegar. Com as linhas e pipas enroscadas na rede elétrica, os fios podem ficar desgastados e levar e levar a curtos-circuitos em dias úmidos. “Na tentativa de resgatar uma pipa enroscada na fiação, também pode ocorrer desligamentos no fornecimento, além de causar acidentes. É que, caso a pipa fique presa em um equipamento da rede elétrica, a pessoa pode tomar um choque de até 34.500 volts”, alerta Éder. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com apenas 20 volts.

Riscos do cerol

O cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) e a “linha chilena” são utilizadas com o objetivo de cortar linhas de outras pipas no ar, em uma espécie de desafio com finalidade recreativa. No entanto, o uso dessas “vantagens” é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro. Como medida, em 2022 o Estado do Pará sancionou a lei nº 9.597, de 20 de maio de 2022, em que se proíbe a fabricação, armazenamento, venda e uso de linhas com cerol.

Pela lei Lei Nº 9597 DE 20/05/2022, o uso de cerol é conisderado crime.
Pela Lei nº 9597, de 20/05/2022, o uso de cerol é considerado crime. (Reprodução / Legisweb)

O cerol pode ter em sua composição a limalha de ferro, que em contato com fiação elétrica pode provocar curtos-circuitos e choques. Além disso, essas linhas são um risco para ciclistas, motociclistas e a população geral, já que por ser um material cortante pode causar graves acidentes, levando até mesmo a morte.

Outras orientações de segurança que devem ser seguidas

  • Não soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
  • Não use linhas metálicas no lugar da linha comum;
  • Não use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei e podem causar graves acidentes
  • Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. Esse material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;
  • Não insista em recuperar a pipa caso ela enrosque nos fios. Pela sua segurança, abandone-a;
  • Tentar recuperá-la representa sério risco, assim como tentar remover a pipa com canos ou bambus;
  • Não empine pipa em tempo nublado ou com chuva. Ela pode funcionar como para-raios, conduzindo energia;
  • Não suba em lajes de casas para empinar pipa. Como seus olhos estão direcionados ao céu, qualquer distração pode causar uma queda;
  • Cuidado com as pessoas por perto. Como as linhas não podem ser vistas, podem gerar graves acidentes – principalmente as com cerol.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.