Começa na madrugada deste sábado (12) a programação do Dia da Padroeira, uma das celebrações mais aguardadas pelos fiéis brasileiros. O evento, realizado no Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país, atrai milhares de devotos todos os anos.
Ver essa foto no Instagram
As atividades iniciam à meia-noite de sexta-feira (11) com a Vigília Mariana, que segue até as 4h30. Em seguida, acontece a Alvorada, preparando o momento para a primeira missa do evento, às 6h.
A principal celebração do dia, a Missa Solene, será realizada às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A programação inclui ainda outras celebrações, como a Missa das Crianças ao meio-dia, acompanhada pelo Toque dos Sinos, e a Consagração Solene às 15h na Basílica Histórica. Às 16h, ocorre mais uma missa, e, às 18h, a Missa de Encerramento, seguida de uma Procissão Solene e um show pirotécnico.
O Santuário Nacional de Aparecida pode acomodar até 35 mil pessoas por celebração. No ano passado, mais de 330 mil visitantes passaram pela Basílica entre os dias 3 e 12 de outubro.
A cidade de Aparecida, localizada a 180 km da capital paulista, tem fácil acesso pela Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Para quem não pode comparecer ao local, a programação será transmitida online pela TV Aparecida, disponível na TV aberta e por streaming.
A Basílica de Aparecida já recebeu a visita de três papas: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007, e o Papa Francisco em 2013.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil