Home / Economia / Saque-Aniversário: fim da modalidade dependerá de decisão do Congresso

Saque-Aniversário: fim da modalidade dependerá de decisão do Congresso

Com a mudança de governo no executivo brasileiro, alterações em programas e benefícios vêm sendo realizadas. Uma das mudanças foi indicada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que declara ser a favor de acabar com o Saque-Aniversário, modalidade de resgate anual do saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Criada em 2019, a modalidade permite que o trabalhador realize o saque de uma parcela do saldo em conta do FGTS, todos os anos, no mês de aniversário do trabalhador. Ao aderir ao formato, o trabalhador perde o direito ao Saque-Rescisão, que permite o saque do saldo total da conta do FGTS em casos de demissão sem justa causa, medida que também é duramente criticada pelo atual ministro.

Apesar de já ter declarado diversas vezes que gostaria de acabar com o Saque-Aniversário, Luiz Marinho afirmou que a decisão não é sua e nem do Conselho Curador do Fundo de Garantia, mas sim do Congresso Nacional. O ministro pretende enviar uma série de propostas com o objetivo de alterar ou até mesmo finalizar a modalidade.

“Eu não posso afirmar isso [que o saque-aniversário vai acabar], porque aí eu estaria substituindo o parlamento. É uma lei estabelecida, o que nós vamos oferecer ao parlamento é a possibilidade de mudanças drásticas em relação a isso, até a possibilidade de acabar, mas depende do Congresso”, declarou Luiz Marinho.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.