Home / Economia / Saque-Aniversário: nascidos em abril já podem retirar o dinheiro

Saque-Aniversário: nascidos em abril já podem retirar o dinheiro

Uma nova parcela do Saque-Aniversário foi liberada. Os trabalhadores nascidos em abril que optaram pela modalidade já podem sacar o valor, que foi depositado na última segunda-feira, 3 de abril.

A modalidade de saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao optar pelo Saque-Aniversário, o cidadão recebe anualmente uma parcela do saldo do FGTS, no mês de seu aniversário.

O valor depositado fica disponível na conta do trabalhador durante três meses, retornando para a conta do FGTS caso não seja movimentado. Vale lembrar que, ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito ao Saque-Rescisão, que permite a retirada do saldo total do FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Para retornar a modalidade padrão, será necessário esperar um período de 24 meses, onde o trabalhador continuará recebendo o Saque-Aniversário.

Quem tem direito a receber o Saque-Aniversário?

Para ter acesso a modalidade, é preciso ter a carteira assinada e possuir dinheiro em sua conta do FGTS. A mudança para o formato de saque anual só ocorre após a escolha do próprio trabalhador. É possível decidir pelo Saque-Aniversário no aplicativo do FGTS para celulares, pelo site do FGTSInternet Banking da Caixa e presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Qual o valor do Saque-Aniversário?

O valor do Saque-Aniversário varia de acordo com a quantidade acumulada na conta do trabalhador do FGTS. O sistema segue uma tabela, que permite ao trabalhador a possibilidade de calcular o valor que será disponibilizado. Veja a tabela:

Saldo disponível na conta do FGTS (em R$) Alíquota Parcela adicional (em R$)
Até 500,00 50,0%
De 500,01 até 1.000,00 40,0% 50,00
De 1.000,01 até 5.000,00 30,0% 150,00
De 5.000,01 até 10.000,00 20,0% 650,00
De 10000,01 até 15.000,00 15,0% 1.150,00
De 15.000,01 até 20.000,00 10,0% 1.900,00
Acima de 20.000,01 5,0% 2.900,00

O valor é depositado na conta do trabalhador e fica disponível pelo prazo de 90 dias. Após isso, a quantia é devolvida para a conta do FGTS, sem prejuízos. Até o próximo dia 30 de novembro, trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro ainda poderão sacar o montante.

 

Fonte: oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.