Home / Saúde / Secretaria de Saúde Pública (Sespa) promove fórum de combate à mortalidade materna

Secretaria de Saúde Pública (Sespa) promove fórum de combate à mortalidade materna

Ocorre nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 25 e 26, o “II Fórum Estadual de Redução da Mortalidade Materna”. Com o tema “Um Desafio Para Saúde Pública”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, e é realizado no auditório do nível central da Sespa, em Belém.

O evento é promovido em alusão ao dia 28 de maio, Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna e também à lei estadual nº 9.786, assinada pelo governador Helder Barbalho, que desde 2023 instituiu a última semana de maio como a Semana do Combate à Mortalidade Materna no Pará.

A programação se volta para gestores, profissionais e acadêmicos da área da saúde.De acordo com o sistema de saúde público, é considerada morte materna todo óbito de uma mulher durante a gestação ou em até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração da gravidez.

Durante a abertura do evento, o secretário adjunto da Sespa Sipriano Ferraz salientou que as atuais políticas de saúde ajudaram a melhorar os números estaduais, e o trabalho continua: “Estamos construindo três hospitais materno-infantis em diferentes regiões no estado e temos um olhar de cuidado no segmento materno-infantil”.

Ao todo, serão realizados quatro painéis nos dois dias de evento. O primeiro se dedicará a abordar os cenários nacional e estadual de mortalidade materna; o segundo aborda a vigilância do óbito materno-infantil; o terceiro será sobre a importância da gestão de saúde nas estratégias de redução da mortalidade materna; e o quarto falará sobre as boas práticas de parto e nascimento como estratégia para redução de morte materna.

Segundo a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher da Sespa, Nicolli Vieira, a programação foi pensada na efetividade nas ações futuras do Pará no combate à mortalidade materna. “Contamos com apoio do Ministério da Saúde, da Fiocruz, do Instituto Fernando Filgueiras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará para abordar todos os aspectos que vão se transformar o cenário estadual. Além da participação presencial, estamos transmitindo toda a programação de forma online para que profissionais e acadêmicos de saúde de todo o estado do Pará tenha oportunidade de acompanhar nosso evento”, declarou.

Fonte: ASCOM SESPA

Veja Também

Prefeitura de Bragança e Governador do Pará, inauguram Policlínica Ruth Nobre Bragança, ampliando o acesso à saúde na região do Caeté

Nesta quarta-feira (03), o governador do Pará Helder Barbalho, juntamente o prefeito de Bragança Raimundo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.