Ocorre nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 25 e 26, o “II Fórum Estadual de Redução da Mortalidade Materna”. Com o tema “Um Desafio Para Saúde Pública”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, e é realizado no auditório do nível central da Sespa, em Belém.
O evento é promovido em alusão ao dia 28 de maio, Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna e também à lei estadual nº 9.786, assinada pelo governador Helder Barbalho, que desde 2023 instituiu a última semana de maio como a Semana do Combate à Mortalidade Materna no Pará.
A programação se volta para gestores, profissionais e acadêmicos da área da saúde.De acordo com o sistema de saúde público, é considerada morte materna todo óbito de uma mulher durante a gestação ou em até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração da gravidez.
Durante a abertura do evento, o secretário adjunto da Sespa Sipriano Ferraz salientou que as atuais políticas de saúde ajudaram a melhorar os números estaduais, e o trabalho continua: “Estamos construindo três hospitais materno-infantis em diferentes regiões no estado e temos um olhar de cuidado no segmento materno-infantil”.
Ao todo, serão realizados quatro painéis nos dois dias de evento. O primeiro se dedicará a abordar os cenários nacional e estadual de mortalidade materna; o segundo aborda a vigilância do óbito materno-infantil; o terceiro será sobre a importância da gestão de saúde nas estratégias de redução da mortalidade materna; e o quarto falará sobre as boas práticas de parto e nascimento como estratégia para redução de morte materna.
Segundo a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher da Sespa, Nicolli Vieira, a programação foi pensada na efetividade nas ações futuras do Pará no combate à mortalidade materna. “Contamos com apoio do Ministério da Saúde, da Fiocruz, do Instituto Fernando Filgueiras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará para abordar todos os aspectos que vão se transformar o cenário estadual. Além da participação presencial, estamos transmitindo toda a programação de forma online para que profissionais e acadêmicos de saúde de todo o estado do Pará tenha oportunidade de acompanhar nosso evento”, declarou.
Fonte: ASCOM SESPA