Com planejamento estratégico já estabelecido, cerca de 2 mil agentes de Segurança Pública se preparam para reforçar as ações ostensivas e preventivas, além da organização do fluxo e ordenamento do trânsito, garantindo a tranquilidade para os torcedores que irão, na próxima sexta-feira (08), assistir ao jogo entre Brasil e Bolívia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo Masculina FIFA 2026, no Estádio Olímpico do Pará, o Novo Mangueirão.
As rondas ostensivas já estão ocorrendo no entorno do Mangueirão e nos principais pontos de Belém desde o início dessa semana com o objetivo de manter a ordem e segurança, e serão intensificadas nos dias de treino das seleções e no traslado das comitivas brasileira e boliviana.
Para que o planejamento seja executado da melhor maneira, o Sistema de Segurança se reuniu com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e demais órgãos envolvidos para que todos estejam alinhados sobre todo o trabalho realizado de forma integrada e também dentro das atribuições de cada um dos agentes, conforme destacou o secretário adjunto operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano de Oliveira.
“O Sistema de Segurança se reuniu, na última semana, com a Confederação Brasileira de Futebol e tratou de todas as especificidades que são necessárias para serem estabelecidas para um jogo da seleção brasileira, tendo em vista que existem algumas exigências da CBF no quesito de segurança. Todas foram contempladas, visto que o estado já tem uma expertise em atuar em grandes eventos e grandes jogos no Novo Mangueirão”, afirmou Luciano de Oliveira.
Efetivo – Cerca de 2.000 mil agentes de segurança pública estadual e municipal serão empregados nas ações antes, durante e após a partida, na próxima sexta-feira (8), atuando de maneira estratégica para garantir a paz social e o atendimento de qualquer demanda, além de manter o fluxo e ordenamento no trânsito nas vias de acesso ao Novo Mangueirão.
Policiamento – As ações de segurança iniciarão às 17h da sexta-feira (08), e contarão com o policiamento ostensivo realizado por policiais militares tanto dentro do estádio quanto no entorno, realizando uma cobertura de até 5 quilômetros do local do evento. O trabalho de segurança inclui a atuação preventiva no percurso ao Novo Mangueirão, no policiamento de trânsito e nas rondas de acesso às vias do complexo esportivo.
Antes da partida, as vias de acesso ao estádio receberão atenção especial, com efetivo pronto para agir, fiscalizando os grandes corredores da cidade e controlando, já no estádio, o acesso à rampa, estacionamento e outras áreas consideradas estratégicas para o policiamento.
O secretário adjunto operacional enfatizou que “além das forças de segurança pública, o policiamento externo contará também com apoio de seguranças privadas. Além disso, nós teremos uma Delegacia do Torcedor, Central de Monitoramento e também o Batalhão da Polícia de Eventos, todos em funcionamento dentro do Mangueirão. E a grande novidade, a ampliação de vagas de estacionamento, a partir do uso dos estacionamentos de uma grande loja de departamentos e da Assembleia de Deus, garantindo um acréscimo de aproximadamente mil vagas de estacionamento do outro lado da avenida Augusto Montenegro. A gente entende que isso vai facilitar essa logística de acesso do público para que tenhamos um jogo tranquilo e sem a ocorrência de incidentes”, acrescentou.
Centro de monitoramento – O Centro de Comando Operacional (CCO) será ativado com o objetivo de concentrar o monitoramento de imagens de cerca de 400 câmeras instaladas no estádio e no entorno dele, e ainda agilizar as demandas de segurança. O Centro será instalado no setor de camarotes do estádio, no lado B.
O Novo Mangueirão contará também com a Delegacia do Torcedor, que estará com equipe de policiais civis completa para atender a qualquer acionamento e ainda registrar ocorrências, com agilidade, se necessário. No espaço também estará à disposição do público o Juizado do Torcedor.
O Batalhão de Polícia de Eventos da Polícia Militar, que funciona em uma espaço anexo dentro do estádio, também estará em pleno funcionamento com equipes especializadas para a manutenção e organização das ações previamente definidas.
Integração – As ações serão desenvolvidas pelos órgãos do sistema estadual de Segurança Pública, como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e pelos órgãos municipais Guarda Municipal de Belém, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Economia de Belém (Secon).
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Agência Pará