Home / Política / Sem foro privilegiado: STF envia processos de Bolsonaro para 1ª instância

Sem foro privilegiado: STF envia processos de Bolsonaro para 1ª instância

Seis pedidos de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saíram do Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal do DF. A decisão foi tomada pela ministra Cármen Lúcia, que considerou o fato de Bolsonaro ter perdido o foro privilegiado na Corte, ao deixar o cargo de presidente da República.

“A expiração do mandato no cargo de Presidente da República e a não ocupação de outro cargo público pelo requerido, que pudesse atrair a competência deste Supremo Tribunal Federal, faz cessar a competência penal originária desta Casa para o processamento deste e de qualquer feito relativo a eventuais práticas criminosas a ele imputadas e cometidas no exercício do cargo e em razão dele desde 1º.1.2023”, observou a ministra Carmem Lúcia.

Os processos foram ajuizados contra o político do PL por ataques ao tribunal e ministros da Corte. Dos seis pedidos, cinco foram foram apresentados por parlamentares e entidades em 2021, por declarações de Bolsonaro às vésperas e durante as comemorações do 7 de Setembro.

Acusado de racismo

O outro pedido de investigação foi feito por deputados após declaração de Bolsonaro, dada no dia 12 de maio do ano passado, associando o peso de um homem negro a arrobas (unidade de medida usada na pesagem de gado). Parlamentares do PSOL e PT afirmam que ficou caracterizado crime de racismo no caso.

Fakenews e incentivo a ataques golpistas 

Esses foram os primeiros pedidos de investigação contra o ex-presidente enviados pelo Supremo à primeira instância. Ainda há cinco inquéritos contra ele em tramitação no STF e sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Os processos tratam desde a suposta divulgação fake news até o possível incentivo a atos golpistas, que culminaram nos ataques de 8 de janeiro.

 

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Ministério Público do Pará pede pleno indeferimento da candidatura de Edson Oliveira à Prefeitura de Bragança

O Ministério Público Eleitoral do Estado do Pará (MPE) manifestou-se pelo pleno indeferimento do registro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.