Home / Cidades / ‘Semma está na Praça’ promove conscientização ambiental e arrecada meia tonelada de E-lixo, em Bragança
Imagem: Reprodução/ Márcio Mafra/Agência CNC/Diário do Caeté.

‘Semma está na Praça’ promove conscientização ambiental e arrecada meia tonelada de E-lixo, em Bragança

Ação reuniu serviços de cadastro, doação de mudas, jogos educativos e coleta de resíduos eletrônicos para apoiar a APAE de Bragança

Na tarde desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou a campanha ‘Semma está na Praça’, na Orla do Rio Caeté, das 16h às 19h. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização ambiental e oferecer serviços voltados à sustentabilidade, reunindo moradores e parceiros em uma programação diversificada.

Entre as atividades realizadas, destacaram-se a doação de 100 mudas ornamentais e frutíferas, jogos educativos e a prestação de 25 atendimentos para Cadastros de Título Definitivo de Terra e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação também contou com o Dia D de coleta de resíduos eletrônicos (E-lixo), incentivando o descarte correto de equipamentos como computadores, celulares, cabos, baterias e eletrodomésticos.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ubiranilson Oliveira, enfatizou a relevância do evento.

“A ação é muito importante para conscientizar a população sobre a responsabilidade ambiental e como o descarte correto do lixo pode se transformar em renda, beneficiando, nesse caso, a APAE de Bragança”, afirmou.

Destinação responsável do E-lixo

Durante a campanha, foram arrecadadas 0,5 tonelada de resíduos eletrônicos, que serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bragança. Uma empresa especializada transformará os resíduos em recursos financeiros para a associação, convertendo 1kg de e-lixo no valor de R$ 50,00.

Além de gerar impacto social, a ação destaca a importância do descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletrônicos, uma prática alinhada à Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O E-lixo, quando descartado de forma inadequada, pode causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água, além de oferecer riscos à saúde humana.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Em Brasília, Prefeitura de Bragança articula com Defesa Civil Federal ações emergenciais para conter danos causados por derramamento de óleo no Rio Caeté

Nesta quarta-feira (21), o prefeito de Bragança-PA, Dr. Mário Júnior e a vice Marcely Castanho, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.