Home / Pará / Sistema penitenciário tem 683 novos policiais penais no Pará

Sistema penitenciário tem 683 novos policiais penais no Pará

Do total de 1983 aprovados no concurso C-208/2022 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 683 policiais penais foram empossados pelo governador Helder Barbalho, nesta terça-feira (14), em cerimônia na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”. Até o próximo mês de junho, de forma gradativa, serão nomeados e empossados os demais 1.300 aprovados.

Antes do ato de posse, nesta terça-feira (15), os nomeados realizaram perícia médica e a entrega de documentos para então receber o Termo de Posse e Ofício de Apresentação na Unidade Prisional, com a indicação do dia de entrada em exercício e o recebimento do ofício de lotação.

“O fortalecimento do nosso sistema penitenciário tem sido decisivo para que possamos construir um ambiente de paz nas ruas”, afirmou o governador Helder Barbalho, à frente da cerimônia no Mangueirinho.

De acordo com o governador, “a liderança por parte do Estado no ambiente carcerário por um lado assegura que possamos cumprir obrigações a partir das decisões do judiciário, garantindo com que o custodiado passe por um processo de ressocialização. Por outro lado, garante com que a unidade penal seja um ambiente de domínio do Estado, para que não voltemos ao passado, quando a partir do cárcere se ordenava morte nas ruas, ataques coletivos, fazendo com que a sociedade vivesse um ambiente de violência”, disse Helder Barbalho.

O secretário estadual de Administração Penitenciária, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, saudou os novos servidores e os investimentos do governo estadual. “Em 2019, a antiga Superintendência Penitenciária foi transformada em Secretaria de Estado, promovendo a reestruturação institucional tão necessária, deixando de ser coadjuvante no Sistema de Segurança Pública para assumir um protagonismo institucional, com a contribuição da diminuição da reincidência criminal e da própria violência”.

Marco Antonio destacou que, nos últimos quatro anos, foram criadas novas 5,6 mil vagas no Sistema Penitenciário, e o número de presos caiu de 22 mil, em 2019, para pouco mais de 16 mil, atualmente.

Natural de Breves, no Marajó, a nova policial penal Giovana Silva vai atuar no município onde nasceu e se criou. “Minha expectativa, assim como a de todos que estão aqui, é enorme, porque assim como foi para mim, eu imagino que foi para o restante dos candidatos, né, uma luta árdua em busca de melhorias para gente e para nossas família”, disse ela.

O policial penal aprovado Vandeson Souza vai trabalhar em Capanema, na região do Caetés, e afirmou que os novos servidores estão prontos para contribuir com a segurança pública estadual. “Pela querência dos alunos do curso de formação, pela qualidade dos profissionais, nossos instrutores, professores que trabalharam diuturnamente para poder oferecer a melhor estrutura, o melhor ensino para os alunos do curso, tenho certeza que o Pará só tem a ganhar com o ingresso agora de quase 700 policiais penais”.

Novos Equipamentos

Durante a posse dos novos policiais penais, o Governo do Pará entregou para os órgãos da Segurança Pública estadual armamentos como fuzis, espingardas, pistolas e armas de choque, além de coletes balísticos, maletas para investigação criminal, capacetes para combate a incêndios, veículos para base policial e transporte de animais e cargas, entre outros equipamentos.

Um investimento de R$ 20 milhões, do tesouro estadual, e dos Fundos de Investimento Estaduais e Federais de Segurança Pública. Serão contemplados com os equipamentos as Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.