A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. A decisão foi tomada durante a fase de dosimetria das penas, após a condenação dos oito réus envolvidos na trama golpista.
Mais cedo, por 4 votos a 1, o colegiado reconheceu a responsabilidade dos acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Bolsonaro, que está inelegível desde junho de 2023, atualmente cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
A condenação é considerada histórica, por se tratar da primeira vez em que um ex-presidente brasileiro é sentenciado a pena de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado, reforçando o papel do Supremo na defesa da democracia e do Estado de Direito.
Fonte: Diário do Caeté