Home / Destaque / STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe
Imagem: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. A decisão foi tomada durante a fase de dosimetria das penas, após a condenação dos oito réus envolvidos na trama golpista.

Mais cedo, por 4 votos a 1, o colegiado reconheceu a responsabilidade dos acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Bolsonaro, que está inelegível desde junho de 2023, atualmente cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

A condenação é considerada histórica, por se tratar da primeira vez em que um ex-presidente brasileiro é sentenciado a pena de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado, reforçando o papel do Supremo na defesa da democracia e do Estado de Direito.

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Projeto Aç(h)aí: Aplicativo criado em Bragança propõe solução para o descarte do caroço de açaí e ganha prêmio no Startup Pará 2025

Iniciativa sustentável foi uma das 20 premiadas entre mais de 800 inscrições em todo o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.