Home / Polícia / Tecnologias contribuem para a queda da violência no Pará

Tecnologias contribuem para a queda da violência no Pará

Estudo divulgado pela Organização Internacional “Segurança, Justiça e Paz” mostra que Belém e demais municípios estão fora do ranking das cidades mais violentas do mundo. Os dados que correspondem a 2022 foram divulgados no dia 20 deste mês pela instituição mexicana que realiza o levantamento todos os anos, com base na taxa de homicídios em cidades com mais de 300 mil habitantes.

Para a Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os investimentos feitos em tecnologia contribuem para a redução da violência no estado. No Carnaval deste ano, por exemplo, dados divulgados na última sexta-feira (24) pela Segup apontam a diminuição de 12% nos homicídios e 25% nos roubos, em comparação ao último evento oficial, em 2020, na capital e interior.

Desde outubro de 2022, a capital paraense conta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel. O equipamento é utilizado durante grandes eventos e operações, podendo ser instalado em pontos estratégicos para monitoramento, reunindo agentes de vários órgãos de segurança pública, de acordo com a Segup.

Com investimento de R$ 1.435.000,00, o CICC Móvel possui espaços modernos, com telas de Vídeo Wall de alta definição – sistema utilizado para visualizar as câmeras de videomonitoramento, com reconhecimento de placa veicular e facial, equipamentos adquiridos pelo governo estadual.

O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, destaca os investimentos realizados desde 2019 e o constante processo de renovação. “Equipamentos de ponta foram trazidos ao Pará. Câmeras com monitoramento facial de placas de veículos furtados e roubados, e os centros integrados de comando e controle, inclusive o móvel, que articulam e integram os órgãos de Segurança Pública em situações estratégicas. Tudo para que nossos policiais pudessem trabalhar de forma mais eficaz. Estamos em constante processo de renovação de tecnologias, a exemplo das câmeras corporais que passarão a ser usadas em 2023 pelos efetivos, para que os agentes tenham melhores condições de trabalho, e a população a segurança”, declarou.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

DEACA de Bragança cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável

Na manhã desta quarta-feira (18), os agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, à ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.