O caranguejo faz parte do cotidiano de muitas famílias da região bragantina, tanto no quesito alimentício, como na economia, o período do defeso é considerado a saída para a preservação da espécie e importante para todo o ecossistema.
O terceiro período de andada do caranguejo-uçá em 2023 tem início nesta quarta-feira, 22, e vai até o dia 27, durante a lua nova, neste período estará proibida a captura, transporte e comercialização do crustáceo em todo o Estado do Pará.
Bragança é uma das cidades que mais exportam o crustáceo para outras cidades e estados do país, além da própria comercialização interna.
Todos os anos, os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas com o objetivo de acasalamento e desova, tornando-se presa fácil para predadores e/ou catadores. Por isso, há necessidade da proteção da espécie para recomposição natural da fauna.
Vale ressaltar que os catadores e estabelecimentos flagrados comercializando o caranguejo-uçá, no período de defeso, poderão sofrer penalidades e sanções previstas na Lei Nº 9.605/98, seu regulamento e demais normas aplicáveis.
Fonte: Diário do Caeté