Home / Destaque / Toró das Artes transforma tradições de Bragança em legado cultural
Imagem: Reprodução/Foto: Márcio Mafra @marciomafra.oficial.

Toró das Artes transforma tradições de Bragança em legado cultural

Projeto inicia sua circulação com a produção de livro, filme e oficinas, resgatando referências como a marujada, a farinha e a estrada de ferro

O município de Bragança recebe a primeira etapa do Toró das Artes, projeto que conecta memória, identidade e formação cultural. O ponto de partida é inspirado em símbolos bragantinos como a marujada, a produção artesanal da farinha e a história da antiga estrada de ferro, elementos que compõem o imaginário coletivo da cidade e ganham novas leituras artísticas por meio do projeto.

Entre os produtos da etapa em Bragança estão a produção do livro, que será escrito pelo jornalista Pascoal Gemaque e ilustrado com fotografias de Walda Marques, e o filme documental, dirigido pelo jornalista e documentarista Júnior Braga, que contou ainda com a participação de profissionais da Sapucaia Filmes, produtora audiovisual bragantina. Juntos, esses trabalhos revelam personagens e cenários emblemáticos da cidade, resgatando tradições como a marujada, a produção da farinha e a memória da estrada de ferro.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

A programação também inclui oficinas gratuitas de culinária, fotografia e audiovisual com celular, voltadas a jovens e adolescentes, como forma de promover formação cultural e estimular novas narrativas a partir do olhar da comunidade.

O Toró das Artes é uma realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), que já acumula experiência em produções audiovisuais e literárias. Essa trajetória inclui o projeto Panela Histórica, que resultou em um livro e um filme sobre a gastronomia amazônica e foi premiado no Korea Gyeonggi International Film Festival for SDGs, na Coreia do Sul, consolidando a atuação do instituto na valorização cultural por meio dessas linguagens.

“O Toró das Artes nasce com o propósito de conectar saberes, tradições e novas gerações, transformando a riqueza cultural do Pará em memória e legado. Bragança é um marco importante nesse caminho, pois traduz em suas expressões a força da cultura amazônica”, destaca Liane Gaby, coordenadora geral do projeto e presidente do ICAA.

Após Bragança, o Toró das Artes segue em circulação para outras cidades do Pará, ampliando o alcance de suas ações formativas e culturais e consolidando um legado de valorização da cultura amazônica.

O Toró das Artes tem patrocínio do BTG Pactual por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet e apoio da Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria de Cultura, da Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro e da Usina da Paz.

Fonte: Diário do Caeté com informações do Projeto Toró das Artes

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Projeto Aç(h)aí: Aplicativo criado em Bragança propõe solução para o descarte do caroço de açaí e ganha prêmio no Startup Pará 2025

Iniciativa sustentável foi uma das 20 premiadas entre mais de 800 inscrições em todo o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.