Restando apenas uma rodada para o final da primeira fase do Parazão, cinco times estão garantidos nas quartas de final e vários clubes ainda brigam por classificação e contra o rebaixamento.
Garantidos
Remo, Paysandu, Águia, Cametá e São Francisco já estão classificados para a próxima fase. O Leão, líder da competição, não pode mais ser alcançado e vai terminar a primeira fase na primeira colocação. Papão, Azulão e Mapará ainda brigam pela segunda colocação.
Veja os classificados:
Remo
Paysandu
Águia de Marabá
Cametá
São Francisco
Sete equipes ainda correm risco de cair para a Série B do Paraense e até o Tapajós, último colocado, pode se classificar para as quartas de final.
O curioso é que todos os clubes que ainda estão brigando por uma vaga nas quartas de final também lutam contra o rebaixamento.
O regulamento do Parazão prevê que os oito times que somarem mais pontos se classificam para a próxima fase e os dois últimos serão rebaixados à Segundinha.
Times que podem se classificar ou cair:
Caeté
Bragantino
Castanhal
Itupiranga
Tuna Luso
Independente
Tapajós
É claro que alguns clubes estão em uma situação mais confortável. O Caeté, por exemplo, precisa apenas de uma vitória para se classificar. Um rebaixamento para o Guerreiro Caeteura é possível, mas teria que acontecer uma combinação muito difícil de resultados para que isso ocorra. Situação parecida com a do Bragantino, que tem o mesmo número de pontos, e precisa de uma vitória ou até de um empate, porém teria que secar seus adversários.