Home / Internacional / Tribunal dos EUA considera abusivo o uso da Lei de Emergência por Trump para impor tarifas
Imagem: Reprodução/David Maxwell/Agência Lusa

Tribunal dos EUA considera abusivo o uso da Lei de Emergência por Trump para impor tarifas

O Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos Estados Unidos decidiu que a maioria das tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump são ilegais, por terem sido aplicadas sem autorização expressa do Congresso.

Por 7 votos a 4, o tribunal considerou que o governo violou os limites da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) ao utilizar essa legislação para impor tarifas sem autorização expressa do Congresso.

Base legal da decisão: limites da IEEPA

Segundo o tribunal, a IEEPA — criada em 1977 para permitir sanções econômicas em situações de emergência nacional relacionadas a ameaças externas — não contém nenhuma autorização explícita para a imposição de tarifas comerciais. Os juízes destacaram que:

“IEEPA doesn’t even mention the word ‘tariffs’ anywhere.”
— Juiz Jimmie Reyna, durante audiência em 31 de julho de 2025

Essa afirmação reflete a posição da maioria dos magistrados, que entenderam que a criação de tarifas comerciais é atribuição do Congresso dos EUA, e não do Poder Executivo agindo de forma unilateral.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 

A decisão abrange tarifas impostas sob a IEEPA, incluindo as aplicadas em 2025 contra o Brasil, China e México.

Apesar da ilegalidade reconhecida, a Corte manteve as tarifas em vigor até 14 de outubro de 2025, para que o governo possa recorrer à Suprema Corte. Caso a Suprema Corte confirme a decisão, as tarifas podem ser anuladas.

A ação foi movida por pequenas empresas americanas, como a V.O.S. Selections, com apoio de 12 estados liderados por governadores democratas, que argumentaram que as tarifas violavam o papel constitucional do Congresso na definição da política comercial.

O governo Trump anunciou que recorrerá ao Supremo Tribunal para manter as tarifas.

Impactos

A decisão pode afetar as exportações brasileiras, especialmente nos setores de aço, agricultura e carnes, já que as tarifas impostas em 2025 contra o Brasil são parte das medidas consideradas ilegais.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Subiu para 1.400 o número de mortos após terremoto devastador no Afeganistão

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu na noite de domingo, 31 de agosto de 2025, a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.