Home / Internacional / Turquia e Síria já somam mais de 41 mil mortos após terremoto

Turquia e Síria já somam mais de 41 mil mortos após terremoto

O número de mortes causadas pelo terremoto que devastou a Turquia e Síria subiu para cerca de 41 mil. De acordo com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, só na Turquia foram 35.418 mortos em decorrência dos abalos de magnitude 7,8, segundo os números atualizados nesta terça-feira (14/2).

A última atualização da ONU (Organização das Nações Unidas) e do governo sírio informa que mais de 5,8 mil pessoas morreram na Síria após o tremor.

Com a fase de resgates chegando ao fim, Erdogan declarou que mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas debaixo de escombros na Turquia.

Enquanto isso, a ONU já estima que mais de 5,3 milhões de pessoas na Síria devem ficar desabrigadas após os tremores. Além disso, a organização também contabiliza que quase 900 mil pessoas precisam “urgentemente” de refeições quentes.

No dia 6 de fevereiro, um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingiu a Turquia e a Síria. Desde então, equipes de resgaste têm se empenhado em encontrar sobreviventes entre os escombros. Diversas nações, incluindo o Brasil, se mobilizaram e enviaram auxílio para o resgate das vítimas.

Nas redes sociais, o chefe de ajuda humanitária da ONU, Martin Griffiths classificou o desastre como uma “crise de proporções colossais”, que é deve testar a “generosidade, solidariedade e diplomacia global”.

 

O Fundo de Popualação das Nações Unidas (UNFPA) estima que mais de 15 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto. Segundo a organização ligada a ONU, metade delas são mulheres, e entre elas 24 mil estão grávidas e próximas de seu parto.

 

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.