A Universidade do Estado do Pará (UEPA) divulgou, nesta quarta-feira (16), o edital do Processo Seletivo 2025 (Prosel). A instituição pública oferece 95 cursos de graduação, totalizando 3.752 vagas distribuídas nos cinco campi de Belém e em mais 18 municípios do estado. Cada curso contará com uma vaga reservada para Pessoas com Deficiência (PcD).
Ver essa foto no Instagram
Cotas ampliadas
A UEPA revisou e alterou o edital em relação às cotas, incluindo cotas específicas para quilombolas e indígenas, além de uma vaga adicional para PcD. Estudantes de escolas públicas poderão escolher entre concorrer às vagas sem restrição de renda ou às destinadas a candidatos com renda mensal per capita de até um salário-mínimo.
Cursos como Música e Letras-Libras terão editais específicos para quilombolas, indígenas e PcD, reforçando a inclusão na seleção.
📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp
Novidade em Bragança
A grande novidade deste ano é a oferta de 40 vagas para o curso de Engenharia Civil no campus XXI, em Bragança, nordeste do estado. O curso, anteriormente ofertado pelo programa Forma Pará, agora está aprovado para ser oferecido de forma regular no município.
Ver essa foto no Instagram
Inscrições e Enem
Os interessados no Prosel 2025 devem estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições para o processo seletivo da UEPA começam no dia 22 de outubro e vão até 14 de novembro, sendo realizadas exclusivamente on-line.
Mais informações estão disponíveis no site da UEPA: www.uepa.br/prosel2025/
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté