Na madrugada deste sábado, 21 de setembro de 2024, a Comunidade São Cristóvão, localizada no bairro do Taira, em Bragança, nordeste paraense, foi alvo de um ato criminoso e de sacrilégio. Uma ou mais pessoas ainda não identificadas invadiram a igreja, conseguindo abrir a porta lateral com uma faca. Dentro do local sagrado, o indivíduo tentou roubar as caixas de som, mas não obteve sucesso. Em seguida, o invasor cometeu o ato de sacrilégio ao arrancar o Sacrário, onde fica guardado o Santíssimo Sacramento.
Após retirar o Sacrário, o criminoso o levou para fora da igreja e, na calçada lateral, quebrou o objeto sagrado, espalhando a Eucaristia por um perímetro de aproximadamente 15 metros, sendo ainda mais dispersa pelo vento. Além do desrespeito ao espaço sagrado, o invasor também levou algumas cadeiras da comunidade e, ao amanhecer, tentou vendê-las a moradores do bairro. As pessoas, ao reconhecerem que as cadeiras pertenciam à igreja, informaram imediatamente a coordenação da comunidade, que se dirigiu ao local e constatou o ocorrido.
Padres e o secretário paroquial, ao tomarem conhecimento do incidente, deslocaram-se até a Comunidade São Cristóvão, recolheram a Eucaristia e a levaram para a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Morro.
Ver essa foto no Instagram
A coordenação da comunidade, junto com o secretário paroquial e os primeiros a presenciar a cena, registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Bragança. Eles também solicitaram as imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais próximos à igreja para ajudar na identificação dos autores deste crime. As investigações continuam em andamento.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté